terça-feira, 22 de novembro de 2011

É a vez dos ATC's

ATC é a abreviação de Artist Trading Card. A tradução mais correta do que significa ATC é "artistas trocando cartões". Mas, na verdade, não são cartões e sim amostra de artes. Embora tenha começado com artistas modernos, especialmente entre pintores, tem tomado conta do mundo do scrap e virado uma verdadeira febre no Brasil. O objetivo dos ATCs é a coleção e a troca, não tendo fim comercial. 


 Os ATC são miniaturas de obras de arte do mesmo tamanho de cards de baseball, 2,5 x 3,5 polegadas ou 6,4 x 8,9 cm. É o tamanho perfeito para caber dentro do padrão de cartão de bolsos.


Regras e Convenções do ATC:

A única regra comum a qualquer um que faz o ATC é a rigorosa observação do seu tamanho: 6,4 x 8,9 mm.


A esta regra são acrescentadas algumas convenções:

1. O ATC não deve ser vendido, apenas trocado. Toda a essência dessas pequenas obras de arte é o encontro de artistas (por correspondência ou online, se necessário) e a troca das obras.

2. Se for um ATC destinado à troca, toda a decoração deve ser feita dentro do limite do cartão. Se o ATC for pra você mesmo pode ultrapassar um pouco, só não deve ser muito para não perder a característica do trabalho.


3. Na parte de trás de cada ATC o artista escreve parte ou a totalidade (preferencialmente) das seguintes informações: nome, informações para contato, título da ATC e número – caso ele tenha sido feito em série ou em uma mesma edição (01/03, 02/03, 03/03 - série de 3 ATC's)
Por definição ATCs são feitas em números limitados, muitas vezes, não mais que de um tipo. ATCs únicos são chamados originais; conjuntos de ATCs idênticos são chamados de edições e são numerados; conjuntos de ATCs são baseados em um tema, mas que são diferentes são chamadas de série. Não se deixe intimidar pelo conceito de pequeno ou edições originais. O que a maioria de coletores querem realmente são os cartões que foram feitas com cuidado.


4. Devem ser resistentes o suficiente para sobreviver em correspondências e com uma espessura razoável (a menos que você queira especificamente de outra forma). Envelopes com plástico-bolha são úteis para proteger os cartões em caso de necessidade.


Importante:
Não considere os ATCs com obras de arte reduzida. Conforme Joumana Medlej, do site Art in your Pocket, uma foto de um grande grupo perde a graça quando reduzida a ponto de não mais permitir a visualização dos rostos. Assim, faça o ATC usando suas técnicas, mas de forma a criar um trabalho novo e não uma miniatura dos seus trabalhos favoritos. Assim, crie dentro desse reduzido espaço, mas fazendo uma nova obra!

Imprima seu estilo pessoal e divirta-se!!!

Os ATC's que ilustram este post foram feitos por mim!

Beijos meninas, nos vemos em Brasília!!!!!


9 comentários:

  1. Como são lindos os seus ATC's Carla. Sao verdadeiras artes. Achei muito interessante as informações que você nos passou.
    Obrigada garota.
    Beijos querida
    Rosalie feliz com a vinda de voces

    ResponderExcluir
  2. arrasou! Nunca em nenhum lugar ví uma explicação tão esclarecedora sobre o ATC! Adorei! Entãaaaaoooo... vamos fazer!!! uhuuuu... bjs e Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Muito legal meu post Carla !
    Adorei saber um pouquinho mais sobre os ATC's !
    Bjs e até lá em BSB ! Yone

    ResponderExcluir
  4. Mara querida agradeço a dica do meu problema com o passarinho!!! bjs e obrigada! Kátia

    ResponderExcluir
  5. adoroooooo ATCs e os seus são lindos !!! Queria te convidar a participar do sorteio do novo Site da tia ionca, passa lá !!! bjs

    tiaionca.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu cantinho, tô seguindo com muito prazer, rs rs rs, Xero.

    ResponderExcluir